Área de Concentração / Linhas de Pesquisa

Área de Concentração: Processos Clínicos e Sociais em Reabilitação 

Pretende-se a articulação de diferentes campos de saber no sentido de se afirmar a complexidade que envolve o objeto deste Programa. Deste modo, propõe-se a realização de estudos, tanto no âmbito de epistemologias afinadas à investigação diagnóstica clínica e epidemiológica, avaliação, tratamento e novas tecnologias individuais e coletivas em reabilitação, bem como de outras epistemologias relacionadas às políticas públicas, formação de recursos humanos e aspectos socioculturais relacionados ao campo da reabilitação. Tais aspectos apresentam-se envolvidos na produção do conhecimento e formação de profissionais e pesquisadores interessados na atenção à saúde e na situação de vida das pessoas com deficiência, assim como demais grupos em situação de vulnerabilidade.

Linhas de Pesquisa: 

Avaliação, diagnóstico e terapia no campo da reabilitação 

Contempla as investigações  relacionadas aos processos de avaliação, diagnóstico e terapia nos diferentes ciclos de vida, condições de saúde e níveis de funcionalidade. Interessa a esta linha projetos de pesquisa orientados a investigar aspectos populacionais e processos de reabilitação das estruturas e funções corporais, comunicação humana, bem como suas repercussões sobre a independência funcional e participação social do indivíduo. Esta linha visa a ampliação do conhecimento, a promoção de ações interdisciplinares qualificadas e inovações tecnológicas, a exemplo das áreas da reabilitação neurológica, saúde do idoso, saúde do trabalhador, dentre outras populações específicas ou vulneráveis.

Políticas, formação e práticas sociais em reabilitação 

Destina-se aos estudos voltados para estratégias e práticas em saúde, educação, trabalho e ação social, levando-se em conta diferentes tecnologias e abordagens comunitárias e territoriais. Interessa a esta linha estudos sobre a situação das pessoas com deficiências e grupos em situação de vulnerabilidade, aspectos étnico-raciais, de idade, gênero e classe, envolvidos nos processos de saúde-doença-cuidado, assim como educacionais e de organização social relacionados aos modos de vida. Compõem ainda esta linha, estudos sobre políticas públicas, modelos de atenção, organização de serviços e formação profissional em saúde voltados para a reabilitação.
Português, Brasil