O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação (PPG-REAB) foi aprovado pela CAPES em 28 de novembro de 2019, sendo oficialmente instalado no Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Bahia em 02 de dezembro de 2019. É o primeiro programa stricto sensu, em nível de mestrado acadêmico, da Área 21 - CAPES (Educação Física, Fonoaudiologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional) implantado no estado da Bahia. Apresenta proposta inovadora de formação em reabilitação, considerando os aspectos sociais e de saúde dos grupos envolvidos, estando em consonância com o Plano de Desenvolvimento Institucional da UFBA (PDI, 2018).
Entende-se o conceito de reabilitação de modo ampliado, fundado no modelo teórico social no qual uma relação social envolve barreiras e impedimentos à participação, e não apenas um atributo individual. Tal concepção é capaz de abarcar pessoas com deficiência, como também aquelas com transtornos mentais, dentre outros grupos em situação de vulnerabilidade.
Esta perspectiva vem ao encontro de um modo de pensar e fazer saúde, afinado aos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) e fundado em parâmetros internacionais, os quais preconizam a deficiência como uma questão de direitos humanos (OMS, 2012). Estudos demonstraram sua intrínseca relação com a pobreza, escassez de serviços (de saúde, educação, assistência social) e todas as formas de exclusão (ALMEIDA, 2000; SOUZA e PIMENTEL, 2012).
Português, Brasil