Área de Concentração: Processos Clínicos e Sociais em Reabilitação
Pretende-se a articulação de diferentes campos de saber no sentido de se afirmar a complexidade que envolve o objeto deste Programa. Deste modo, propõe-se a realização de estudos, tanto no âmbito de epistemologias afinadas à investigação diagnóstica clínica e epidemiológica, avaliação, tratamento e novas tecnologias individuais e coletivas em reabilitação, bem como de outras epistemologias relacionadas às políticas públicas, formação de recursos humanos e aspectos socioculturais relacionados ao campo da reabilitação. Tais aspectos apresentam-se envolvidos na produção do conhecimento e formação de profissionais e pesquisadores interessados na atenção à saúde e na situação de vida das pessoas com deficiência, assim como demais grupos em situação de vulnerabilidade.
Linhas de Pesquisa:
Linha 1) Avaliação, diagnóstico e terapia no campo da reabilitação:
Contempla as investigações relacionadas aos processos de avaliação, diagnóstico e terapia nos diferentes ciclos de vida, condições de saúde e níveis de funcionalidade. Interessa a esta linha projetos de pesquisa orientados a investigar aspectos populacionais e processos de reabilitação das estruturas e funções corporais, comunicação humana, bem como suas repercussões sobre a independência funcional e participação social do indivíduo. Esta linha visa a ampliação do conhecimento, a promoção de ações interdisciplinares qualificadas e inovações tecnológicas, a exemplo das áreas da reabilitação neurológica, saúde do idoso, saúde do trabalhador, dentre outras populações específicas ou vulneráveis.
Docentes:
Ana Paula Corona
Cleber Luz Santos
Daniel Dominguez Ferraz
Francisco José Gondim Pitanga
José Garcia Vivas Miranda
Karen Valadares Trippo
Luciene da Cruz Fernandes
Marcela Rodrigues de Castro
Marília Carvalho Sampaio
Melissa Catrini da Silva
Rafael Lima Kons
Víctor Hugo Freitas
Linha 2) Políticas, formação e práticas sociais em reabilitação:
Destina-se aos estudos voltados para estratégias e práticas em saúde, educação, trabalho e ação social, levando-se em conta diferentes tecnologias e abordagens comunitárias e territoriais. Interessa a esta linha estudos sobre a situação das pessoas com deficiências e grupos em situação de vulnerabilidade, aspectos étnico-raciais, de idade, gênero e classe, envolvidos nos processos de saúde-doença-cuidado, assim como educacionais e de organização social relacionados aos modos de vida. Compõem ainda esta linha, estudos sobre políticas públicas, modelos de atenção, organização de serviços e formação profissional em saúde voltados para a reabilitação.
Docentes:
Adriana Miranda Pimentel
Elaine Cristina de Oliveira
Fernanda dos Reis Souza
Fernanda Matrigani Mercado Gutierres de Queiroz
Maria Lúcia Vaz Masson
Milena Maria Cordeiro de Almeida
Tatiane Costa Meira
Vladimir Andrei Rodrigues Arce
Português, Brasil