Título:
Qual a relação entre o comportamento sedentário e a percepção de saúde de escolares da educação de jovens e adultos?
Resumo:
A relação entre o comportamento sedentário e a percepção de saúde de escolares da educação de jovens e adultos é um relevante tema de pesquisa, haja vista que o comportamento sedentário é um problema emergente de saúde pública, podendo ocasionar prejuízos à saúde, sobretudo de populações mais vulneráveis. A compreensão dessa relação pode ajudar a identificar os fatores que influenciam no comportamento sedentário e saúde desses estudantes, contribuindo assim para o desenvolvimento de estratégias efetivas de promoção da saúde. Objetivo: Investigar a relação potencial entre o comportamento sedentário e a percepção de saúde de escolares da educação de jovens e adultos de duas escolas públicas de Salvador-Bahia, Brasil. Métodos: Utilizou-se um delineamento transversal descritivo com amostragem de conveniência. Os alunos foram solicitados a preencher questionários em 2021, que incluíram perguntas sobre suas características econômicas, fatores sociodemográficos, percepção de saúde e comportamento sedentário. A análise dos dados foi realizada pelo teste de correlação de Spearman, com nível de significância de p < 0,05. Resultados: O tempo médio encontrado em horas de comportamento sedentário em um dia da semana e final de semana foi de 3,42 ± 2,81 e 3,25 ± 2,91, respectivamente. Os achados mostraram correlação positiva moderada entre o comportamento sedentário e a percepção de saúde em dia de semana (ρ =0,330; p = 0,04) e final de semana (ρ = 0,364; p = 0,01). Discussão: O principal achado do estudo corresponde a correlação direta de intensidade moderada entre comportamento sedentário e percepção de saúde nos dias de semana e finais de semana. Isto significa que, à medida que os estudantes se envolvem em comportamento sedentário, percebem sua saúde de forma mais positiva, contrariando a hipótese do estudo e a literatura científica existente. Conclusão: Os resultados deste estudo são significativos para a saúde pública, no entanto os autores alertam para a necessidade de análise dos dados dentro do contexto social em que os estudantes estão situados, sendo necessárias novas pesquisas para melhor entendimento da relação entre o comportamento sedentário e a percepção de saúde no segmento da educação de jovens e adultos.